Páginas

terça-feira, novembro 24, 2009

Nerima Daikon Brothers

Nerima Daikon Brothers é uma série de anime de 12 episódios baseada no manga homónimo e realizada por Watanabe Shinichi (Excel Saga). Foi produzida pelos Estúdios Hibari em 2006.

Nerima Daikon Brothers é uma comédia em formato de musical que conta a história de três personagens cujo sonho é construir um mega-palco na sua quinta e, como banda, poderem lá cantar sempre que quiserem. Em cada episódio, envolvem-se em variadíssimas aventuras cuja fórmula consiste em lutar contra vigaristas, playboys e afins e roubar-lhes o dinheiro, apenas para o ver desaparecer no momento a seguir.

Sendo do mesmo realizador de Excel Saga, esperava de Nerima Daikon Brothers algo similar, isto é, com um argumento pouco desenvolvido e sem qualquer rumo. Não que isso seja necessariamente mau. Excel Saga é para ser valorizado por outros motivos que não a história, seja a realização, as personagens ou a comédia. No entanto, Nerima Daikon Brothers surpreendeu-me. Apesar de os episódios seguirem de uma forma geral sempre a mesma fórmula, especialmente na primeira metade dos episódios, o argumento acaba por se desenvolver e a série ganha algum sentido e algum rumo. Bem pelo menos, aqueles que os apenas doze episódios da série permitem.

A animação, ainda que um pouco menos histérica que Excel Saga, mantém a sua energia e o seu ritmo alucinante, recheada de cenas sem sentido e com muitos movimentos desnecessários por parte das personagens.


E caso não tenham lido bem ou vos tenha passado despercebido, Nerima Daikon Brothers é um musical. Sim, um musical. Daqueles em que as personagens subitamente começam a cantar sobre a sua vida quotidiana enquanto os figurantes dançam tão bem espontaneamente coreografados por trás. Ainda que a série talvez peque por repetir as melodias de episódio para episódio, as letras são sempre diferentes, adaptadas a cada situação, atribuindo a cada episódio traços de originalidade e individualidade. E os seiyuus são perfeitos. Não só se safam muito bem a cantar, como parece que nasceram para interpretar estas personagens.

Aliás, estas estão bastante bem desenvolvidas ao longo da série. O estado normal de histeria do Hideki, o protagonista, contrasta perfeitamente com a passividade do seu irmão Ichiro, tornando essa relação bem divertida. O desejo da Mako, a prima, de se tornar rica e poder beber Dom Pérignon para sempre e as engenhocas da detective Yukika são igualmente fontes inesgotáveis de riso. E até o Nabeshin, tão acarinhado em Excel Saga, é uma presença regular. E claro, não podia faltar a mascote fofinha, o panda.

Em suma, Nerima Daikon Brothers é bastante aconselhável a quem gosta de animes de comédia. A história é muito simples mas engraçadíssima, as músicas são boas e a enorme quantidade de paródias e momentos patetas fazem desta série algo genial.

Sem comentários: